Na tradicional pesquisa de Dia das Mães, a Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) identificou que menos da metade dos entrevistados (47,9%) pretende comprar presentes neste ano. O levantamento ouviu mais de 800 consumidores em Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.
O gasto pessoal médio apontado gira em R$ 156,23, valor semelhante ao ano passado. Quanto aos efeitos da pandemia sobre a pretensão de gastos, 27,5% apontaram que ele reduzirá o valor. Já 31,7% relataram elevação no gasto pretendido e, para 40,8%, não houve impacto algum.
Mas a pandemia muda hábitos: 41,6% dos entrevistados disseram ter alterado o local de compra em função do coronavírus. Lojas do centro (52,2%) são as preferidas, seguidas pela internet (18,4%) e pelos shoppings (13,2%).
"Em relação ao hábito de comprar online, a pesquisa identificou que aqueles consumidores que têm o hábito de comprar pelo meio digital (63,9% de todos entrevistados) o fazem sobretudo em lojas grandes (80,5%), com apenas 19,5% comprando online de pequenos comércios.", alerta a FecomércioRS.
No caso das lojas no centro das cidades, embora seja o local mais indicado em todas as classes, há uma participação maior nas classes média e baixa. Já para compras na internet, cresce a preferência conforme aumenta o nível de renda.
Entre as pessoas que disseram que não vão comprar presentes para o Dia das Mães, destaque para os que disseram estar desempregados (18,9%) ou não terem dinheiro (26,7%).
Sobre aos segmentos mais procurados, não tem alteração quanto ao que as pesquisas mostram com o passar dos anos, com ou sem pandemia: Vestuário (28,6%), Perfumes e Cosméticos (18,7%) e Calçados (9,4%). Preço é o fator mais citado pelos consumidores, seguido por atendimento.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.