O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tinha 33.563 pedidos de benefício por incapacidade aguardando perícia no Rio Grande do Sul. O dado foi enviado à coluna pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) e se refere ao fechamento de março. Na comparação com dezembro, o número avançou 130%, ou seja, mais do que dobrou. No final do ano passado, eram 14.587 solicitações.
Presidente do IBDP, Adriane Bramante afirma que foi suspensa em novembro de 2020 a alternativa da perícia indireta, adotada durante a pandemia. E isso fez saltar o número. No entanto, a opção foi retomada no final de março. Ela acredita que os pedidos terão vazão agora, mas de uma forma mais lenta.
O atendimento ainda é reduzido, avisa ela. Enquanto isso, Adriane orienta os interessados a fazerem o requerimento do benefício provisório pela internet, apresentando todos os documentos complementares possíveis para que possam ser analisados pelo perito.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.