As exportações gaúchas cresceram 4,91% no primeiro trimestre. O faturamento dos embarques ao Exterior superou US$ 2,854 bilhões, contra pouco mais de US$ 2,720 bilhões do mesmo período do ano passado. Os dados do governo federal foram compilados pela coluna.
O avanço aconteceu em todos os meses de 2021, tanto na comparação com o mês imediatamente anterior quanto com igual período do ano passado. Na comparação de março com fevereiro de 2021, a receita com os embarques subiu 19%.
As exportações serão um escape importantíssimo para a economia brasileira em 2021 enquanto a vacinação avança lentamente e o mercado doméstico ainda não tem uma reação forte. Em especial, considerando os crescimentos que teremos nos nossos principais parceiros comerciais: China e Estados Unidos.
Na economia chinesa, que compra um terço das exportações do Rio Grande do sul, o governo espera ter crescimento acima de 6% neste ano. É um destino importantíssimo pelo que compra de produtos do agronegócio gaúcho, como soja e carnes.
Mas um brilho extra vai para os Estados Unidos, que têm previsão de avanço de 8,1% para este ano, segundo o banco Morgan Stanley, e é o segundo maior destino do que os gaúchos vendem ao Exterior. As previsões foram turbinadas após o anúncio de pacotes de estímulo pelo presidente Joe Biden.
- Há oportunidades. A economia cresce, as fábricas de lá não conseguirão produzir tudo o que precisa, e o país vai importar - diz o economista Igor Morais, da 4Labs, empresa de inteligência de dados.
Aliás, Morais ressalta que um dos estímulos à economia norte-americana é dar dinheiro para as família consumirem. Aí, a coluna já lembra os dados recentes que apontam para a retomada de hábitos de antes da pandemia. O que sonhamos ainda fazer no Brasil com segurança já avança nos Estados Unidos. O consumo nos restaurantes aumentou mais do que o dobro em março, na comparação com 2020, apesar de ainda ficar 25% abaixo de 2019.
Outro ponto destacado em reportagem da Associated Press é que os norte-americanos voltam a comprar "roupa de sair". A tradicional marca Levi’s vê ressurgir o jeans. A compra de vestidos aumenta na Macy’s, na Anthropologie e na Nordstrom com a retomada de festas e casamentos. Uma pesquisa do NPD Group mostra que mais da metade dos consumidores planeja comprar roupas nos próximos meses. Aliás, um bom sinal para as calçadistas gaúchas, que têm nos Estados Unidos o seu principal destino das exportações.
Assista aqui entrevista do economista Igor Morais ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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