O Cambará Eco Hotel, de Cambará do Sul, comemora ter atingido o nível máximo de redução da emissão de carbono na atmosfera. Ou seja, ele compensa 100% do que emite. O resultado apareceu no último inventário, que considera as atividades da operação e até mesmo o deslocamento dos seus funcionários.
O objetivo existe desde a fundação do empreendimento em 2009, sempre adotando processos para neutralizar a emissão para ser carbono neutro. Para isso, realiza o plantio de árvores ao longo dos anos, recupera a preserva os espaços existentes na própria propriedade.
- Já plantávamos antes da construção, o que nos trouxe um saldo positivo de 2.007 árvores, podendo neutralizar mais 5,6 anos de atividades do hotel e ter a média de uma árvore plantada a cada dez hóspedes. Espécies nativas, como Cambará, Bracatinga, Araucárias e Ervateiras, foram alguns exemplares, e que hoje ajudam a compor o belíssimo ecossistema do entorno do hotel - diz o gestor Emiliano Brugnera.
Entre outras ações, está a geração de 100% da energia usada por meio de placas solares, gestão dos mananciais hídricos com nascentes lacradas para captação de água, equipamentos hidráulicos com baixo fluxo de água e captação de água da chuva.
Em 2019, o Cambará Eco Hotel reafirmou seu compromisso em reduzir a emissão de carbono junto com 533 na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP25, na Espanha. A ideia é contribuir para desacelerar o aquecimento global.
No início do ano, a coluna noticiou que o Cambará Eco Hotel recebeu o Selo Hotel Eco Responsável, concedido pelo Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN). Foram 11 estabelecimentos certificados nesta edição de lançamento. Os estabelecimentos são avaliados em seis segmentos: educação ambiental, uso responsável de energia elétrica, consumo consciente de água, descarte correto dos resíduos sólidos, política ambiental e estratégias para redução da emissão de carbono. Relembre: Hotel de Cambará do Sul recebe selo nacional de sustentabilidade
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.