Uma indústria de calçados de Dois Irmãos está encerrando as atividades e demitindo 135 funcionários. A empresa é a GS Calçados. A unidade funcionava no bairro Industrial. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Dois Irmãos e Morro Reuter, Romeo Schneider, a fábrica existia há 19 anos. Ele recorda que a unidade já empregou 200 pessoas, mas não resistiu à queda nas encomendas durante a crise atual da economia.
A GS funcionava como um atelier, produzindo calçados prontos para marcas famosas. Entre elas, estavam Schutz e Arezzo&Co. A coluna tentou contato com a empresa pelos telefones disponíveis, mas ainda não conseguiu ser atendida.
Schneider conta que Dois Irmãos chegou a ter 9,4 mil trabalhadores nas indústrias de calçados. Atualmente, o número caiu para 3,1 mil.
- As que enfrentam mais dificuldades são as empresas que vendem ao mercado brasileiro. Quem exporta até está se saindo bem - diz ele.
Aliás, sobre isso, a coluna falou hoje da oportunidade que surge nos Estados Unidos. O país terá um crescimento forte do PIB, já sente a retomada do consumo com a vacinação acelerada e, inclusive, é um destino importantíssimo dos calçados gaúchos. Confira: Exportações gaúchas crescem e devem mirar os "PIBões" de 2021
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.