Lançado em 2016, o site Muda Muda atingiu a marca de 150 mil mudanças. Criada no Rio Grande do Sul e com atuação nacional, a plataforma permite orçar o serviço com várias transportadoras ao mesmo tempo. Idealizador do negócio, o empresário Sérgio Galbinski fez uma análise dos dados durante a pandemia e identificou, em 2020, um aumento de 41% nos pedidos sobre 2019. Foram captadas 54.343 mudanças no ano passado.
Pela característica dos pedidos, se observa um movimento que já se fala há algum tempo: pessoas deixando de viver nas capitais. Os motivos, sabemos, são vários: da flexibilidade do home office até a busca por locais com menor incidência do coronavírus.
- Dá para perceber um aumento proporcional de 20% nas mudanças das capitais para o Interior. É muito forte esse êxodo - complementa Galbinski, que volta e meia aparece aqui na coluna como presidente da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo (AGV).
No Rio Grande do Sul, a maioria dos clientes de Porto Alegre se mudou para o Litoral. Pela base de dados do Muda Muda, praias como Capão da Canoa, Xangri-lá, Torres e Osório se destacam. Já em São Paulo, a maioria tem saído da Capital com destino a cidades da Região Metropolitana.
Plataforma
Para usar a plataforma, basta acessar o site mudamuda.com.br e descrever a mudança, informando origem, destino, a data e os itens que serão transportados. O próximo passo é esperar os orçamentos para escolher. A boa notícia: é grátis para o consumidor. As transportadoras também não têm custo para se cadastrar, mas pagam para ter acesso aos pedidos de mudança.
Aliás, sobre mudanças no mercado imobiliário e tendências para o setor, ouça o programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.