Especialista em conservação e restauração, a arquiteta Verônica Di Benedetti criou uma empresa para fomentar negócios envolvendo imóveis históricos. Ela foi batizada de Raro Efeito Arquitetura e Negócios Imobiliários. A profissional atuou, por exemplo, no restauro da estátua do Laçador e em estruturas das Missões, patrimônio do Rio Grande do Sul.
A ideia de Verônica é prestar assessoria para donos de casas e prédios históricos na conservação e preservação, valorizando o potencial como patrimônio cultural. Ou seja, rentabilizar a propriedade. As possibilidades são várias, diz ela, e vão de locação, venda, eventos e ensaios fotográficos, até isenção e redução de IPTU.
Um dos primeiros imóveis no portfólio da Raro Efeito é o Palacete Dreher, que fica na Avenida Arlindo Pasqualini, no bairro Jardim Isabel, em Porto Alegre. Ele foi construído em 1923 e era uma das chácaras que abastecia o mercado público com frutas e verduras na primeira metade do século passado. A primeira moradora da casa, inclusive, deu nome ao bairro.
Outro destaque é a Casa Noal, na Avenida Vicente Monteggia, no bairro Cavalhada, também na Capital. Ela é conhecida como “Castelinho da Zona Sul”. Os proprietários ainda moram na casa, mas querem usá-la para eventos sociais e empresariais.
- Apresentamos um planejamento estratégico para o fomento de renda para manutenção da salvaguarda e para preservação do imóvel - complementa Verônica.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.