Construtora de Caxias do Sul, a Atena Incorporações pediu recuperação judicial. A solicitação já foi ajuizada e aguarda, agora, deferimento da Justiça para dar início ao prazo de 60 dias para apresentação do plano de reestruturação. A empresa tem uma dívida estimada em R$ 35 milhões, com aproximadamente 230 credores. Desse montante, R$ 5 milhões são créditos trabalhistas, que estão entre os pagamentos prioritários em processos de recuperação judicial.
O processo é conduzido pelo escritório Aline Babetzki Advocacia e Consultoria Jurídica, em parceria com BVB Associados e OP Gestão e Negócios. A advogada Aline Babetzki ressalta o interesse de que Grupo Atena mantenha-se em operação:
- Iniciamos agora a uma nova fase para a reestruturação da empresa, com a negociação das dívidas, conclusão das obras e revisão de estratégia. O pedido tem, principalmente, o intuito de preservar a continuidade das atividades do grupo e sua função social, cumprindo compromissos assumidos com clientes, atendendo a totalidade dos créditos trabalhistas, além de preservar, de forma organizada e responsável, os interesses e direitos dos fornecedores que são credores.
A Atena Incorporações iniciou suas atividades em 2002 e já entregou 27 empreendimentos em Caxias do Sul, entre imóveis residenciais, comerciais e industriais. Atualmente, há três projetos em fase de construção.
A empresa também é conhecida por ter patrocinado clubes de futebol. Segundo o pedido de recuperação judicial, a crise da construtora se agravou após a pandemia.
Recuperação judicial
Lembrando que a recuperação judicial substituiu a antiga concordata. Tem por objetivo dar um fôlego para a empresa negociar dívidas e manter a operação, suspendendo temporariamente cobranças e evitando a falência. Pelo rito processual, a empresa solicita autorização da Justiça. Após deferido o pedido, a companhia tem um prazo para apresentar um plano de recuperação judicial, que precisa ser aprovado pelos credores para, então, ser executado.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.