Após seis meses de alta, a venda de veículos voltou a cair no Rio Grande do Sul. Em novembro, o recuo foi de 0,79% sobre outubro. É uma queda pequena, mas que interrompe uma sequência de recuperação após o tombo registrado no início da pandemia.
Foram 15.312 unidades comercializadas. Houve crescimento de 3,68% nas vendas de automóveis de passageiros e, com destaque, alta de 28,52% na comercialização de caminhões, veículo que teve alta demanda e até dificuldade de fornecimento pela indústria.
- O crescimento na venda de caminhões é reflexo da pujança dos setores agrícola e de transportes no Rio Grande do Sul. Sinaliza a forte sinergia entre o mercado de veículos e o desempenho da economia - comenta Paulo Siqueira, presidente da Fenabrave/Sincodiv-RS.
Todos os demais emplacamentos tiveram queda. Até mesmo as motos, que vinham em alta, tiveram recuo de 18,26%. Há fila de espera para comprar, segundo o Sindicato das Concessionárias de Veículos do Rio Grande do Sul (Sincodiv-RS). Queda também na venda de ônibus (-12,50%), implementos rodoviários (-9,17%) e comerciais leves (-1,19%).
Na comparação com novembro de 2019, a queda nos emplacamentos de veículos é de 5,02%. No acumulado de 2020, a queda ainda é forte, de 24,74%. No ano, foram vendidos 131.859 veículos contra 175.216 do mesmo período de 2019.
- Como ponto negativo, temos a persistência de lentidão na recuperação de vendas no segmento de ônibus. Os resultados negativos, quando comparados aos nacionais, em parte, refletem as consequências de uma onerosa e anacrônica política fiscal que, por anos, tem condenado o mercado de veículos do Rio Grande do Sul - diz Siqueira.
Preços
A entidade avisa da tendência de aumento de preços, mas afirma que é pontual. Explica que é consequência do desequilíbrio entre a oferta e a demanda de veículos. O consumo apresentou retomada antes de as indústrias conseguirem adequar produção, além de enfrentarem falta de insumos, como diversos outros setores da economia.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.