Dono da rede de farmácias Panvel, o Grupo Dimed fechou o terceiro trimestre com um lucro líquido de R$ 19,8 milhões. O valor é 15,38% menor do que no mesmo período de 2019, quando ficou em R$ 23,4 milhões. A empresa tem capital aberto, ou seja, ações negociadas na bolsa de valores. Por isso, precisa enviar ao mercado todos os trimestres o balanço financeiro.
No documento, a companhia destacou que, a cada mês, vem recuperando o tráfego de clientes nas lojas afetado pela pandemia. Mas isso não ocorre de forma homogênea em todas as operações, com impacto maior nas unidades que ficam em shoppings:
"No 3T20, as vendas da Panvel excluindo lojas em Shopping Centers cresceram 9,7% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. É importante salientar que ao longo deste trimestre as operações da Panvel ainda foram negativamente impactadas pelas restrições de acesso e de horários em lojas dentro de shopping centers. São 46 lojas nesta categoria, que representam aproximadamente 10% da nossa base total. Além destas lojas, cabe aqui também comentar que outros formatos de loja não voltaram ainda ao patamar de vendas pré-pandemia, especialmente o Express, que são lojas de pequena metragem presentes em locais como Supermercados, Postos de Gasolina e Hospitais. Em contrapartida, se considerarmos apenas nossas lojas de rua (353 lojas), estas cresceram 12,9% no trimestre.", detalha o texto.
Conforme o comunicado enviado aos acionistas, mantém a perspectiva de fechar o ano com 45 novas lojas. O plano de expansão foi suspenso no início da pandemia e retomado no trimestre passado. Foram abertas 11 unidades e lançado um formato de loja popular voltado para o consumidor da classe C. Essas são chamadas pela Dimed de Loja POP. Já são quatro operações nesse modelo.
"São lojas com uma comunicação visual mais chamativa, novos equipamentos de visual merchandising e sinalização de preços mais intensificada que vem a somar com os formatos tradicionais da Panvel.", diz a empresa em comunicado.
A participação do canal digital nas vendas atingiu 17,6% de julho a setembro. Segundo a empresa, foi um avanço de 74,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Outro ponto apontado pela Dimed é que a venda de produtos de marca própria bateu recorde de 7,2% sobre o total da rede.
O centro de distribuição em São José dos Pinhais, no Paraná, está em fase final de montagem. Começará a operar em 2021 para dar suporte à expansão no Paraná e em São Paulo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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