Um levantamento feito pela plataforma Quero Educação apontou que o Rio Grande do Sul foi o Estado com maior recuo em mensalidades de estudantes de instituições privadas de Ensino Superior no segundo semestre. Os dados fazem parte do Panorama do Ensino Superior Privado do Brasil 2020, anuário da empresa com análises e estatísticas. Enviados para a coluna, eles consideram descontos e também o fato de o estudante estar cursando menos créditos.
Segundo o índice, o preço de mensalidade teve uma variação de -23,83% para cursos a distância e -34,67% para os presenciais no Rio Grande do Sul, quando a comparação é feita com o mesmo período do ano passado. Diretor de Inteligência Educacional da Quero Educação, Pedro Belerine avalia que é uma reação do setor à queda na procura por estudantes. O movimento ocorreu, por sua vez, pelo impacto da pandemia na renda e também pela suspensão das aulas presenciais.
- Estudantes que ainda têm renda para bancar os custos dos cursos presenciais preferiram aguardar pela normalização das aulas e, com isso, a demanda desabou, obrigando as instituições de ensino a serem mais agressivas nos descontos oferecidos sobre o preço cheio.
Para 2021, o diretor Pedro Belerine diz que ainda há dúvidas se o setor conseguirá retomar o patamar pré-pandemia.
- A perda de renda e o desemprego ainda vão afetar muito a população na faixa etária para cursar o Ensino Superior. Além disso, o atraso na realização do Exame Nacional do Ensino Médio também deve comprometer as matrículas no inícios de 2021- completa Balerine.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.