Uma reunião nesta semana buscou alinhavar um acordo para a retomada dos voos regionais da Azul no Rio Grande do Sul. A ideia é que isso ocorra entre os meses de janeiro e fevereiro de 2021, projeta o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Civil Regional da Assembleia Legislativa, deputado Frederico Antunes. O encontro teve ainda a participação de outros parlamentares e de integrantes do governo.
A negociação envolve a Secretaria Estadual da Fazenda. Para ter a redução de alíquota de ICMS para 7% com seis rotas regionais, a companhia aérea precisa cumprir metas de abastecimento. Segundo ela, ficou ainda mais difícil de fazê-lo após a pandemia. Foi feita uma proposta que inclui, por exemplo, ajuste em critérios de pontuação e suspensão temporária de metas. Os voos da negociação envolvem destinos como Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana, Santo Ângelo, Santa Rosa, Bagé, São Borja, Rio Grande, Passo Fundo, Livramento, Canela e Santa Cruz do Sul.
A coluna noticiou ainda em março o cancelamento. A decisão ocorreu dias após ter sido declarada a pandemia de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Vários desses voos tinham começado a operar recém em 2019, após anos de negociação.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.