Empresa com sede em Eldorado do Sul e dona da rede de farmácias Panvel, a Dimed cancelou as assembleias que tinham sido convocadas para o dia 29. Como a companhia tem capital aberto, o comunicado foi enviado ao mercado nesta quarta-feira (21). A decisão foi tomada após questionamentos por parte de acionistas.
Na semana passada, a empresa havia informado que pretendia converter as suas ações preferenciais em ordinárias na bolsa de valores de São Paulo, a B3. A ideia também era ingressar em um novo segmento de governança corporativa da bolsa. A proporção da conversão das ações não agradou alguns investidores, que questionaram a assembleia em pedido na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
Ainda no texto, informa que vai revisar os termos da proposta a ser apresentada aos acionistas. Em seguida, será feitas novas convocações de assembleias. A proposta é mais uma medida da Dimed para dar mais liquidez aos seus papéis na bolsa, ou seja, aumentar o movimento de negociação.
- Quando houve a entrada do Kinea (fundo do Itaú) no capital da Panvel, o acordo de acionistas assinado com as famílias previa que as ações PN do Kinea teriam poder de voto equivalente a 80% do peso proporcional de uma ação ON. Neste sentido, parece razoável estimar que já no início da relação havia esse compromisso. É natural que os minoritários questionem essa relação, desejando uma relação de 1 PN convertendo em 1 ON. Contudo, o Kinea parece ser a chave para essa decisão - analisa Wagner Salaverry, sócio da gestora de fundos Quantitas Asset.
A ações ordinárias dão aos acionistas direitos de participação na empresa com voto. Já no caso da distribuição dos lucros por meio de dividendos, a prioridade de pagamento é para os acionistas preferenciais.
Últimos movimentos da empresa
No último balanço trimestral, a Dimed informou ter retomado os planos de abrir 45 lojas até o final de 2020. Ela fechou o segundo trimestre com 450 unidades, o mesmo número do trimestre anterior. No balanço financeiro, informou aos acionistas que a decisão foi mesmo postergar, mas que os planos foram retomados com uma visão estratégica melhor a partir de agora. Outro movimento recente da empresa foi de captar recursos no mercado de capitais para a expansão. Recentemente, a coluna noticiou que o governo de Singapura passou a ter 5,051% das ações ordinárias da Dimed. A empresa de distribuição e varejo de medicamentos tem sede em Eldorado Sul.
E leia também: Panvel compra outra rede de farmácias do RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.