A sede seguirá em terras gaúchas, mas a Quantitas Asset Management está abrindo um escritório em São Paulo. Como gestora de investimentos, é importante estar no centro de decisões do mercado financeiro brasileiro, explicam os sócios-diretores Rogério Braga, Marcel Kussaba e Wagner Salaverry.
A empresa nasceu da união de um grupo de executivos que trabalhavam no Sicredi. Em 2011, abriram a gestora de fundos com foco na renda fixa e multimercados. Um ano depois, Wagner Salaverry juntou-se ao grupo para ativar a área de investimentos em ações.
Atualmente, a Quantitas faz a gestão de R$ 1,7 bilhão em recursos. Não tem uma meta de milhões - ou bilhões - de reais a conquistar. Acreditam que o aumento da carteira ocorrerá conforme a expansão. Uma curiosidade é que um terço dos clientes é formado pelos chamados "family offices".
- São criados por famílias com grande quantidade de dinheiro. Os family offices, por sua vez, contratam escritórios para cuidar destes recursos. É diferente de atender pessoas físicas diretamente porque são clientes com perfil mais técnico - explica Salaverry.
Outro motivo para ter um escritório em São Paulo, é atrair profissionais mais qualificados em mercado de capitais. A distância é vencida pela tecnologia.
- Maior parte da riqueza do país está em São Paulo e, quando atraímos o profissional, ele traz a carteira de clientes - acrescenta Salaverry.
A Quantitas também liderou um dos rankings do top5 do Banco Central em agosto. A empresa foi a que mais acertou as previsões de curto prazo para o IPCA, inflação oficial do país, nos últimos seis meses. São consultadas mais de cem instituições.
Setembro: +0,27%
Outubro: +0,38%
Novembro: +0,28%
2018: +4,22%
2019: +4,20%
E o Tesouro Direto?
Apesar da redução dos juros da economia brasileira, o Tesouro Direto ainda é uma indicação de investimentos interessante. Aproveitando a conversa com os sócios da Quantitas, a coluna perguntou qual o melhor título para comprar agora. A recomendação foi do sócio Rogério Braga, responsável pela área de renda fixa da gestora de fundos:
- Eu recomendo agora NTN-B com vencimento em 2024. Está pagando IPCA mais quase 6% de juro. Ou seja, tem uma rentabilidade relevante além da inflação. Não sugiro comprar títulos pré-fixados. Se for eleito um candidato que não seja a favor das reformas, o juro destes títulos tende a subir porque o chamado "prêmio de risco" ficará maior para atrair o investidor a comprar o papel - detalha Braga.
O Tesouro Direto permite que pessoas físicas comprem títulos públicos pela internet, via banco ou corretora. Não é preciso aplicar em um fundo de investimentos.
Ouça entrevista detalhada sobre a expansão da Quantitas, previsões para as ações, indicadores da economia e renda fixa: