Diferentes segmentos da indústria costumam usar os mesmos insumos e a escassez deles provoca um impacto disseminado. Os melhores exemplos são os materiais usados para embalagens. O mesmo alumínio que falta para fazer escadas e impacta o varejo de material de construção, também vem prejudicando há meses o envase de cerveja. Quando cai oferta, aumenta preço e, ainda no início de setembro, a coluna avisava para os reajustes repassados por grandes fabricantes para o preço final da bebida: Sobrou até para o preço da cerveja.
Depois, outro alerta vermelho foi ligado. A falta de vidro também compromete a venda da indústria de bebidas, o que inclui, principalmente, cerveja e espumante, mais consumidas na temporada de verão. Mesmo quem já tinha negociado a compra de vasilhames no início da pandemia já enfrenta dificuldade para novos pedidos, até mesmo para 2021.
Fontes do setor de supermercados estão levando semanas para conseguir fechar um pedido de cerveja em lata ou garrafa com a indústria. Alguns até conseguem fazer a encomenda, mas sem ter a garantia total de entrega. Até mesmo porque o cancelamento de pedidos tem se tornado comum com a falta de matéria-prima, quando as empresas escolhem qual contrato gera a menor penalidade ao não ser cumprido.
Mas há um descontentamento. Há quem diga a produção poderia ser elevada e a situação tem um pouco de estratégia para aumento de preços. Na área da construção civil, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que tem sido bastante atuante no assunto, chegou a ir até o governo federal argumentar que há espaço ocioso nas plantas para fazer um choque de oferta que reduzisse preços. Saiba mais: Até quando vai a alta de preços dos materiais de construção
O descompasso entre produção industrial e demanda do consumidor tem sido um problema nos últimos meses. Veja o que a coluna vem alertando sobre a falta de produtos:
De encomendas pela metade a pedidos cancelados, piora a falta de produtos para o varejo
Quebra de produção na indústria atrapalha encomendas das lojas para Black Friday e Natal
Ainda com escassez de produtos e vendas em disparada, preços dos materiais de construção sobem mais
Até quando vai a alta de preços dos materiais de construção
E também a alta de vendas dos veículos, noticiada pela coluna no início do mês: Puxada por carros e motos, venda de veículos têm quinto mês de alta no RS
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.