Bar que fica nas escadarias do viaduto da Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre, o Justo lançou um selo para marcas que seguem seus valores. Para receber a certificação, é preciso seguir, pelo menos, cinco de uma lista de 16 diretrizes, como apoiar causas raciais, a amamentação em espaços públicos e a produção artesanal.
A ideia do selo surgiu em pesquisa feita com clientes quando implementou o e-commerce como alternativa ao fechamento de bares. Entrevistados disseram buscar locais com produtos de qualidade, naturais, orgânicos e locais. O levantamento também apontou que os clientes valorizavam o posicionamento do Justo.
Um dos sócios, Adelino Bilhalva conta que, após a verificação, é emitido um certificado e disponibilizado material gráfico de apoio. Atualmente, recebem o selo justo as marcas Panfácil, Zapata, Creäm, Cafés Baden e Trybo.
Veja a lista de diretrizes, caso queira se inspirar:
- Fazer/participar/ter participado de algum projeto social
- Cumprimento das leis trabalhistas.
- Projetos internos de valorização dos funcionários
- Pró bem estar animal
- Controle e gestão de resíduos
- Trabalho independente / Autoral
- Produção artesanal
- Prática que fortaleça a equidade de gênero
- Apoiar a cultura
- Apoiar causas raciais
- Apoiar educação livre e gratuita
- Apoiar o fortalecimento da Saúde Gratuita
- Apoiar causas LGBTQi+
- Apoiar a amamentação em espaços públicos
- Promover Acessibilidade
- Inclusão infantil
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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