Mesmo com reabertura de lojas após as restrições mais fortes da pandemia, as compras pela internet ainda registram aumentos fortes na comparação com o ano passado na região Sul. Considerando agosto sobre o mesmo mês de 2019, a alta é de 74,08%. É o que mostra o índice MCC-ENET, feito por Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e Movimento Compre & Confie. O faturamento do setor, usando a mesma base de comparação, cresceu ainda mais: 81,65%.
O Sul ocupa o terceiro lugar no país em crescimento. A composição ficou da seguinte forma: Nordeste (108,9%); Norte (74,9%); Centro-Oeste (73,25%) e Sudeste (71,36%).
- Comprova que o comportamento de consumo online do brasileiro realmente passou por um processo de transformação permanente. Com este crescimento, a partir de agora, as fronteiras entre online e offline estão sendo extintas e os varejistas terão que cada vez mais unificar suas operações para oferecerem uma boa experiência - afirma André Dias, coordenador do Comitê de Métricas da camara-e.net e CEO do Neotrust | Compre & Confie.
Na comparação das vendas de agosto com o mês de julho, no entanto, o comércio eletrônico do Sul apresentou queda de -7,49%. Mas é um recuo sobre uma base alta, quando ainda muito do comércio estava fechado. Inclusive, em Porto Alegre.
No acumulado do ano, a venda subiu 62,01%. Nesta análise regional, ficou em segundo lugar, atrás do Nordeste com 82,7%. Na terceira posição está o Centro-Oeste com 57,06%, seguido por Norte 54,76% e, por último, o Sudeste com 51,37%.
Para compor o índice, o Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro. Usa processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.