Trabalhadores da empresa Real Montagens protestaram na manhã desta segunda-feira (10) na frente da unidade da Innova no Polo Petroquímico de Triunfo. O motivo foi a demissão de cerca de 150 funcionários terceirizados que construíam três caldeiras para a empresa. Segundo Júlio Selistre, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias da Construção, Mobiliário de Triunfo (Sindiconstrupolo), a Innova trocou de empresa fornecedora do serviço por outra de Santa Catarina e, na substituição, nenhum empregado foi mantido.
- A nova empresa vai trazer os funcionários de Santa Catarina e não procurou o sindicato para se legalizar - comenta Júlio.
Em nota enviada para a coluna, a Innova confirmou a substituição da empresa prestadora do serviço, mas rebateu a afirmação do sindicato, dizendo que os empregos serão, na maioria, preenchidos por pessoas da região. Veja a nota na íntegra:
"A empresa Indústria de Caldeiras Vale do Itajaí S.A. (ICAVI), responsável pela implantação na Innova do projeto de cogeração de energia elétrica e vapor, contrata uma série de empresas terceirizadas para as diversas frentes de trabalho e optou pela substituição de uma delas, a Real Montagens.
Dessa forma, o que ocorre, real e efetivamente, não é a demissão mas sim a substituição de 138 terceirizados, pela ICAVI, por um número maior de colaboradores de novas empresas, mais exatamente 158, sendo a maioria deles da região".
Ainda segundo o sindicato, a Real Montagens, empresa fornecedora do serviço, se prontificou a acertar as verbas rescisórias dos trabalhadores.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.