Quem aí sentiu que o queijo ficou bem mais salgado? As elevações identificadas pela coluna chegam a superar 25%. O preço do leite, o mercado de São Paulo, a importação e exportação e até mesmo o auxílio emergencial são fatores que explicam a alta no valor nas últimas semanas no Rio Grande do Sul. É o que aponta Darlan Palharini, secretário executivo do Sindicato da Indústria de Lacticínios e Produtos Derivados do Rio Grande do Sul (Sindilat RS).
- Assim como outros derivados lácteos, o queijo está atrelado ao preço do leite, que sofreu reajuste. Também depende do mercado de São Paulo, que é um Estado definidor de preço. E subiu lá. Ainda tem impacto do mercado internacional. O Brasil importa e exporta queijo. E a exportação, por exemplo, da mozarela, que é o queijo de commodity, é atrativa com o dólar alto - explica.
Ele lembra também que no início da pandemia, entre março e abril, o consumo de produtos lácteos diminuiu. Principalmente, pelo fechamento de restaurantes e hotéis. Depois, com a adequação do consumidor, a oferta foi se equilibrando.
Sobre o aumento do leite, que impacta na elevação do preço do queijo, o secretário vê uma relação com o auxílio emergencial de R$ 600, que tem sido revertido para consumo nas casas.
- O auxílio emergencial tem um papel direto na questão de consumo. Produtos da cesta básica, como arroz, estão vendendo mais do que antes. Classes D e E, quando recebem um estímulo financeiro, aumentam o consumo.
Perguntado sobre previsão de um novo aumento ou queda no valor para as próximas semanas, Palharini responde que deve haver uma manutenção dos preços que estão sendo cobrados hoje.
- Pode mudar a projeção daqui a 40 ou 50 dias. Mas, provavelmente, por mais 60 dias não deva haver grandes alterações - conclui.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.