A Câmara Americana em Porto Alegre (Amcham Porto Alegre) ouviu cem executivos de empresas gaúchas sobre o impacto da pandemia nos negócios. Mais da metade teve queda de 10% no faturamento, mas um terço deles afirma que a receita caiu mais de 30%. Por outro lado, dois em cada 10 empresários relatam estar faturando mais na crise.
Ainda conforme a pesquisa e até surpreende um pouco, apenas 53% enxerga que investimentos em novas tecnologias são essenciais para reduzir as perdas. O lançamento de produtos, canais de marketing e de venda foram citados como prioridade. Gerente-executivo da Amcham, Marcelo Rodrigues defende a adoção de novos modelos de negócios para a retomada econômica.
A maior parte, 70%, acredita que as áreas mais impactadas pelas mudanças da pandemia dentro das empresas serão as comerciais e estratégicas. Quatro em cada dez empresários avaliam fazer demissões.
E, para fechar, outro número: mais de 85% das empresas garantem ter feito alguma ação social na pandemia. Varia de apoios diretos à área da saúde a doações em geral, passando pelo cuidado dos funcionários.
A parte mais curiosa do estudo aponta em quais empresas os cem executivos mais investiriam seu capital hoje. Veja as 10 mais citadas, por ordem:
1 - Gerdau
2 - Grupo Zaffari
3 - Grupo Randon
4 - Marcopolo
5 - Dimed/Panvel
6 - Sicredi
7 - Grupo SLC
8 - Tramontina
9 - Lojas Renner
10 - Yara Fertilizantes
Ainda sobre a Amcham Porto Alegre, leia também:
"Tinder de EPIs" reúne mais de 40 empresas e instituições do RS
Abertas inscrições para concurso que conecta startups a grandes empresas
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GaúchaZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.