Empresa com sede em Porto Alegre e uma unidade na Georgia, nos Estados Unidos, a FuelTech ficou apenas um dia parada na pandemia do coronavírus. Foi só quando saiu o primeiro decreto em março e o dia foi usado para planejar o que seria feito. No dia seguinte, a decisão foi:
- Acelerar, em vez de recuar. É nessa hora que conseguimos sair na frente - contou para a coluna o sócio da empresa Leonardo Fontolan.
Desde o início de 2020, a FuelTech vem investindo bastante, até importando maquinário do Japão. A ideia é investir na Capital gaúcha, ampliando a operação. A empresa tem apostado na "eletrificação" de equipamentos, que é substituir o uso de combustíveis fósseis por energia elétrica. Em especial veículos, como em uma parceira com a gigante catarinense Weg.
- Tudo é produzido aqui em Porto Alegre e exportado. A engenharia também é aqui. Nos Estados Unidos, temos uma parte comercial e o suporte técnico.
Fontolan lembra que sentiu um pânico do mercado em geral em março, quando começou a pandemia. O pessoal "trancou", mas a FuelTech viu como uma oportunidade de crescer.
- Agora, ganhamos espaço de mercado. Nossos distribuidores estão com recorde de vendas. E temos até escassez de produtos. Tivemos três ou quatro anos de crescimento em apenas três meses. Ampliamos nossa capacidade de atendimento, respondendo aos clientes das 8h às 22h sem parar.
O faturamento da FuelTech cresceu 36% em 2019. A meta é avançar 42% em 2020 e está mantida. Aliás, o sócio Leonardo Fontolan afirma que até o momento estão inclusive acima dessa previsão. Uma das apostas na parceria com a Weg é que a FuelTech será responsável pela comercialização de kits de conversão de motores. Além disso, a companhia está participando de vários editais e de olho em aquisições.
A FuelTech tem 100 funcionários no Brasil e mais 22 nos Estados Unidos. Está agora abrindo mais 18 vagas de trabalho. Em especial, para a área industrial e de P&D (pesquisa e desenvolvimento.
- Buscamos pessoas para marketing digital, técnicos em eletrônica, suporte técnico, design e também para o RH (recursos humanos) - complementa Fontolan.
Interessados podem mandar currículo para o e-mail: rh@fueltech.com.br.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia mais notícias da colunista