Com 35 mil alunos, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) anunciará nesta segunda-feira (6) uma série de benefícios financeiros para os estudantes. A fala do reitor Irmão Evilázio Teixeira está marcada para 11h30 no canal do YouTube da instituição, mas a coluna antecipa alguns pontos. As medidas foram pensadas considerando o impacto da pandemia sobre as famílias, buscando evitar que o aluno precise abrir mão dos estudos e dos planos para a carreira.
Atualmente, 40% da base de alunos matriculados já conta com algum subsídio da PUCRS, conta o reitor. Não é uma medida única para todos, ressalta o Ir. Evilázio Teixeira:
- Queremos que cada indivíduo se identifique também com o destino do outro. Cada família tem uma realidade particular e uma medida única não contemplaria a todos. Temos feito atendimentos personalizados desde o início da pandemia porque não admitimos que nenhum dos nossos estudantes e também nenhum dos que já pensavam em ingressar na instituição abandone os seus planos por problemas financeiros.
Para estudantes:
Não bloqueio de matrícula: mesmo com pendências financeiras na pandemia, não haverá bloqueio de matrícula.
Flexibilização do pagamento e parcelamento: o estudante pagará o valor que é possível dentro de suas condições. No final do semestre, poderá negociar o saldo sem juro ou outro encargo.
Crédito educativo especial: o aluno poderá usar um crédito educativo criado para a pandemia, pagando 40% da mensalidade agora e quitando o restante após finalizar o curso. Não haverá juro, mas apenas a correção anual da mensalidade.
Uso de crédito educativo de forma retroativa: para os alunos inadimplentes que poderão usar o empréstimo para débitos ainda do primeiro semestre de 2020.
Para complementar a formação:
PUCRS Online: possibilidade de experimentar o Pós PUCRS Online gratuitamente. Mestrado/Doutorado: experimentar disciplinas de pós-graduação com 50% de desconto. Idiomas: cursar um módulo sem custo, em qualquer um dos onze cursos de línguas do Centro de Idiomas da PUCRS, o Lexis.
Parque Esportivo: voucher para praticar um esporte favorito gratuitamente por um mês.
Caixa da universidade
Nos meses de abril, maio e junho de 2020 - o período forte da pandemia do coronavírus -, houve um aumento forte da inadimplência. Em comparação aos mesmos meses do ano anterior, o crescimento foi de 12%, 60% e 177% respectivamente. Isso afeta o caixa da PUCRS, como de qualquer outra instituição. Houve ainda impacto financeiro do adiamento de cursos de especialização e de extensão, além da suspensão de atividades de unidades complementares, como o museu e o parque esportivo. Até por isso, não há definição de redução das mensalidades neste momento, com as aulas em geral seguindo a distância, salvo algumas atividades permitidas pelas autoridades. Mas haverá um desconto de 20% nas rematrículas. Ainda sobre o impacto da crise, a evasão de alunos, por enquanto, segue estável.
E ainda outros benefícios oferecidos pela universidade:
Reingresso: 50% de desconto na matrícula para quem está afastado há mais de um semestre.
Transferências: isenção de matrícula para quem pedir transferência de outras instituições de ensino.
Bolsas de empresas: mais de 150 alunos de graduação da PUCRS são beneficiados por bolsas de projetos de pesquisa e inovação financiadas por empresas.
Bolsa licenciatura: desconto de 40% em mensalidades para cursos de licenciatura. Exceto o curso de Educação Física, que é de 30%.
Para a família: desconto de 12% quando irmão, pai, mãe, filho ou cônjuge estiver cursando graduação na universidade.
Desconto para funcionários da PUCRS e seus dependentes, e também do Hospital São Lucas: técnicos administrativos da PUCRS e seus dependentes recebem desconto de até 80% nas mensalidades, assim como os dependentes de professores. Colaboradores do HSL possuem desconto de 40% nos cursos de graduação e para técnicos de enfermagem o desconto é de 50% no curso de enfermagem.
Desconto diplomados: desconto de 25% no valor das mensalidades em todo o curso para todos os diplomados PUCRS, exceto medicina.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista