A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre lançou um pacote de serviços para empresas combaterem o coronavírus. A ideia é oferecer testes diagnósticos, consultorias e até consultas virtuais para os negócios. Com isso, escolhe medidas efetivas e não tem custos desnecessários para evitar a covid-19.
- Nós formatamos um serviço e estamos disponibilizando para empresas de qualquer porte. A ideia é que o empresário possa ter acesso não só a exames, mas ter uma consultoria completa - conta Oswaldo Balparda, diretor de operações da Santa Casa, em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingo, às 6h, na Rádio Gaúcha).
O custo do serviço varia de acordo com o volume da demanda. Estarão disponíveis duas opções de testes de diagnóstico (PCR e rápido), orientações virtuais ou presenciais sobre escolha de exame, uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs), avaliação de formatos de controle de acesso dos funcionários e clientes na empresa até a definição de afastamento de trabalhadores do grupo de risco.
- Podemos compor um material e uma forma de atuar para que a empresa tenha um acesso rápido a esse tipo de solução, não gaste desnecessariamente em iniciativas que não vão ser efetivas e tenha segurança no seu processo de retomada da atividade - comenta Balparda.
Esse projeto, aliás, é uma das alternativas encontradas pela instituição para suprir o prejuízo com o custeio insuficiente dos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS). No ano passado, segundo o diretor, a diferença ficou negativa em R$ 136 milhões.
- A Santa Casa consegue suprir essa deficiência com todos os seus atendimentos de pacientes particulares e de convênios. além de outras fontes de renda, como cafeteria. Todo e qualquer produto que a gente coloca no mercado, o usuário que está pagando pode ter certeza que parte da margem desse produto está sendo usada para o serviço daqueles que não têm como pagar, porque o SUS não custeia o suficiente - explica.
Em 2019, dos 1,6 milhão de atendimentos feitos pela Santa Casa, 70% foram pelo o SUS.
- Temos consciência de que esse volume de serviço é de extrema necessidade para população. Esse é o papel social - diz Balparda.
O serviço para as empresas já está em funcionamento. Interessados podem fazer contato pelo telefone 51 3213-7354 ou pelo e-mail desenvolvimentodeproduto@santacasa.org.br.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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