As lojas de Porto Alegre poderão abrir com funcionários na próxima quinta-feira (11), véspera de Dia dos Namorados e feriado de Corpus Christi. Foi fechado um acordo entre o Sindicato dos Lojistas (Sindilojas POA) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindec).
Foi uma negociação coletiva embasada no que as entidades chamaram de "excepcionalidade do momento", que é a queda de vendas provocada pela pandemia e a consequente ameaça de perda ainda maior de empregos. Segundo o presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, "o momento excepcional impõe ações excepcionais", já que a convenção proibia o trabalho no dia.
A abertura, no entanto, é opcional, e não obrigatória. Atuando pelos lojistas na negociação, o advogado Flávio Obino Filho esclarece que os empregados receberão R$ 46,21 pelo feriado trabalhado, refeição ou vale em valor pré-estabelecido conforme o número de empregados, e terão uma folga a mais. Lembrando que as empresas que tinham participado de acordo coletivo já estavam autorizadas a trabalhar.
Lembrando que o Dia das Mães, segunda principal data para o varejo no ano, foi ainda em uma fase de restrições fortes da pandemia do coronavírus. Em especial, em Porto Alegre. Os shoppings, por exemplo, tiveram a reabertura da maioria das lojas autorizada há pouco mais de uma semana.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista