Empresa em recuperação judicial, a Ecovix alinhavou um acordo com a chilena ASMAR para construir um navio no seu estaleiro em Rio Grande. A proposta foi entregue à Marinha do Brasil. Estrutura deve ser usada na Antártica. ASMAR tem uma unidade em Talcahuano, no Chile, mas a ideia é construir a embarcação no Brasil. A estimativa é de que o projeto possa atingir US$ 500 milhões.
Ainda em 2018, foi homologado o plano de recuperação judicial do Grupo Ecovix. Na ocasião, as dívidas atingiram R$ 8 bilhões. No ano passado, foi fechado um acordo de leniência com o governo federal, permitindo que a empresa voltasse a disputar licitações.
Entre os fatores que contribuíram para a crise da Ecovix, estão a Operação Lava-Jato – a Engevix (sócia da Ecovix) chegou a ter um dos sócios preso preventivamente –, a crise política e econômica do país e a queda no preço do petróleo na época. A Petrobras cancelou contratos com a Ecovix para montagem de plataformas de petróleo. Na mesma semana em que foi pedida a recuperação judicial pela empresa, houve a demissão de mais de 3 mil funcionários que trabalhavam em estaleiros no porto de Rio Grande.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista