Saíram a licença de instalação e o alvará de construção autorizando o início das obras de um complexo que terá uma loja da Havan e outra do Comercial Zaffari em Capão da Canoa, no Litoral Norte. Houve um protocolo para entrega dos documentos pelas autoridades aos empresários no terreno onde será construído o empreendimento. Conforme a foto, todos estavam de máscara, o que tem marcado essas cerimônias, cada vez menores durante a pandemia.
Cada loja da Havan recebe cerca de R$ 25 milhões de investimento financeiro. A geração de empregos varia entre 120 e 200 postos de trabalhado, dependendo da necessidade de cada unidade. Em alguns municípios, há a parceria com o Comercial Zaffari, rede forte de supermercados com atuação no interior do Estado e que é uma empresa diferente da companhia que concentra suas atividades em Porto Alegre.
A prefeitura da cidade havia feito o primeiro contato com Nilton Hang, diretor de expansão da rede de Santa Catarina, ainda em 2018. No final de 2019, Luciano Hang inaugurou uma placa de "atrasômetro" em Capão da Canoa. Na ocasião, protestava pela demora para conseguir o alvará de construção.
A Havan também está marcando a retomada da inauguração de lojas no Rio Grande do Sul. A próxima deve ser em Gravataí. Nilton Hang diz que a data prevista é 30 de maio, mas depende de como estiverem as restrições de funcionamento devido à pandemia. Gravataí está hoje entre os municípios gaúchos com bandeira laranja, considerada de risco médio.
A empresa já tem sete lojas no RS. A primeira foi aberta no final de 2018, em Passo Fundo. Também já recebeu um aval da prefeitura de Porto Alegre dando viabilidade para o projeto de uma megaloja com supermercado do Comercial Zaffari no terreno que possui há anos na zona norte da Capital.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista