Quadro Fique de Olho no programa Acerto de Contas, com Francine Silva. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha.
As sócias Cássia Rocha, farmacêutica, e Luiza Froés, administradora, são as responsáveis pela Manda Med, startup criada no final do ano passado e que, em uma semana, se reinventou para atender às necessidades geradas pela pandemia. Com o objetivo de facilitar o acesso a medicamentos, elas criaram um marketplace que já opera no Vale do Jacuí e será lançado nos vales do Sinos e Paranhana.
- Em 2017, participei de um evento de startup em Novo Hamburgo e apresentei a ideia. Recebi menção honrosa e ganhei uma bolsa de aceleração, que me permitiu amadurecer a proposta. A Manda Med surgiu como uma solução de venda de assinatura de medicamentos, com compras e entregas programadas, vinculadas a drogarias parceiras. No entanto, tendo em vista a situação na pandemia, a empresa decidiu também se reinventar e proporcionar vendas online para pequenas farmácias – detalha Cássia.
Ela explica que a solução de marketplace segue a lógica de aplicativos como o iFood, levando estes pequenos negócios para o mundo online e oferecendo um espaço de vendas digital.
- Os marketplaces já vêm ganhando muito espaço na área da saúde e em inúmeros segmentos de mercado no Brasil. Porém, o Rio Grande do Sul ainda estava carente de uma solução como essa e, principalmente, que entendesse e ajudasse os pequenos comerciantes – defende Luiza.
Segundo o Conselho Federal de Farmácias, são mais de 80 mil farmácias ativas no Brasil, sendo a maioria de pequeno porte, que não pertencem a grandes redes. Para Cássia, além de facilitar a venda, a Manda Med se diferencia por ser formada por especialistas na área.
- Entregamos um serviço diferenciado para as drogarias, tanto com assessoria de marketing digital, para melhorar os resultados das vendas, quanto farmacêutica, com orientações e revisão de todos os materiais. Não queremos apenas vender, queremos dar assistência e apoio para essas farmácias se destacarem – afirma.
Para ser uma farmácia parceira da Manda Med, é necessário preencher o formulário do site da empresa pelo link mandamed.com.br/querovender. Um consultor da equipe entrará em contato.
Saiba mais, no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista