Chamada de taxa de vacância pelo varejo, o percentual de lojas desocupadas nos shoppings deve triplicar com a pandemia. A projeção foi colocada pelo presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em uma Live promovida pelo Bradesco para investidores nesta terça-feira (12). Segundo Glauco Humai, o índice de operações vagas estava em 4,5% em fevereiro e a projeção é que atinja 15% até o final do ano.
- Isso em um cenário realista. Sem pessimismo. Ainda assim, é "administrável" e poderíamos começar a recuperação em 2021 - complementou o executivo.
Humai também contou que esteve reunido com a direção do BNDES nesta terça-feira (12) para uma linha de crédito para que lojistas paguem o condomínio dos empreendimentos, já que a manutenção segue gerando custos. Em relação aos aluguéis, afirma que os shoppings estão adiando, parcelando, dando descontos e até isentando os comerciantes dos valores.
- Posso afirmar que a totalidade do setor não está cobrando o aluguel agora do lojista.
E sobre o crescimento do comércio online, se seria uma ameaça aos shoppings, disse ainda:
- Os consumidores querem tocar os produtos. Sentem falta disso. O e-commerce não faz uma mudança estrutural do comércio. Foi acelerado um movimento.
O presidente da Abrasce, Glauco Humai, deu entrevista recentemente ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha. Explicou os protocolos que estão sendo adotados pelos shoppings para a reabertura. O monitoramento da entidade aponta que 12 já voltaram a funcionar no Rio Grande do Sul. Enquanto isso, tenta uma reunião com o prefeito Nelson Marchezan Júnior para apresentar uma pesquisa e a proposta de instalação dos guichês nos centros de compras. Saiba mais: Após ouvir lojistas, shoppings pedem que prefeitura autorize delivery e drive-thru em Porto Alegre
Ouça aqui a entrevista completa com o presidente da Abrasce, Glauco Humai, para o programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista