Após a flexibilização das restrições da pandemia, o Rio Grande do Sul já registra a reabertura de 12 shoppings. Os estabelecimentos ficam em seis municípios. O balanço tem sido atualizado pela Associação Brasileira dos Shoppings Centers (Abrasce). No país todo, são 71 empreendimentos que voltaram a funcionar, oferecendo horário reduzido de atendimento e mantendo restrições fortes nas áreas de lazer, onde várias operações permanecem fechadas.
No Rio Grande do Sul, a reabertura dos estabelecimentos começou em 18 de abril. Durante quase um mês, apenas atividades consideradas essenciais foram mantidas, como farmácias e supermercados. Agora, tem sido normal a exigência de máscara, limitação de pessoas, medição da temperatura dos clientes, álcool pelos corredores e marcação de distanciamento no chão.
Além de várias medidas estarem determinadas nos próprios decretos municipais de reabertura, também estão no protocolo da Abrasce. A coluna entrevistou na semana passada o presidente da entidade, Glauco Humai, que contou terem se baseado na China e na Alemanha para elaborar o documento com as recomendações enviado aos shoppings associados. Relembre: "Nosso protocolo de reabertura está em linha com China e Alemanha", diz presidente da associação de shoppings do Brasil
Centros de compras reabertos no Rio Grande do Sul:
Shopping do Vale (Cachoeirinha)
Canoas Shopping (Canoas)
ParkShoppingCanoas (Canoas)
Bourbon San Pellegrino (Caxias do Sul)
Martcenter Shopping (Caxias do Sul)
Prataviera Shopping (Caxias do Sul)
Shopping Center Iguatemi Caxias do Sul (Caxias do Sul)
Gravataí Shopping Center (Gravataí)
Pelotas Shopping (Pelotas)
Monet Plaza Shopping (Santa Maria)
Praça Nova Santa Maria (Santa Maria)
Royal Plaza Shopping (Santa Maria)
Atualização: Depois da publicação da coluna, o Grupo Zaffari avisou a coluna que também reabriu as lojas do Bourbon Shopping Canoas. No entanto, o empreendimento ainda não está no monitoramento da Abrasce.
Shoppings da Capital
Em Porto Alegre, os shoppings seguem com a proibição de funcionamento, exceto para lojas que se encaixam em atividades essenciais. Uma reunião no início da semana entre representantes de shoppings e o prefeito Nelson Marchezan Júnior terminou sem um avanço para os empresários. Uma fonte da coluna disse que o prefeito está "irredutível" e não aceitou nem mesmo a instalação de drive-thru nos shoppings da Capital. O sistema para retirada de mercadorias tem sido colocado em centros de compras da Região Metropolitana.
Ouça aqui a entrevista completa com o presidente da Abrasce, Glauco Humai, para o programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista