A Receita Federal reafirma que está mantido o calendário de pagamento das restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2020. A dúvida tem sido enviada com mais intensidade pelos leitores da coluna já que a data do primeiro lote está chegando, enquanto a pandemia se prolonga. Sendo que a situação foi, inclusive, motivo para que o prazo de envio da declaração do IR 2020 tenha sido prorrogado de 30 de abril para 30 de junho.
A coluna, então, procurou a Receita Federal e recebeu a garantia de que as datas estão mantidas. O primeiro lote será depositado no dia 29 de maio na conta informada pelos contribuintes na declaração. O segundo sai em 30 de junho. A prioridade de pagamento inclui, por exemplo, idosos com mais de 60 anos, contribuintes com deficiência e, claro, quem correu para enviar a declaração logo no início.
Aliás, tradicionalmente a restituição do Imposto de Renda era paga em sete lotes, começando em junho. Para este ano, o período já tinha sido reduzido para cinco lotes e com o início antecipado para maio.
Confira as datas dos lotes de pagamento de restituição:
- 29 de maio
- 30 de junho
- 31 de julho
- 28 de agosto
- 30 de setembro
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista