A jornalista Francine Silva é colaboradora da colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
A Petrobras confirmou, nesta quinta-feira (23) à coluna Acerto de Contas, de que o preço da gasolina e do diesel será reduzido nas refinarias a partir desta sexta-feira (24). O custo do litro da gasolina terá reajuste negativo de 1,5%. Já o diesel (S10 e S500) terá o valor reduzido ainda mais, em 4,1%.
Essa é a segunda vez, dentro do mês de janeiro, que a companhia diminui os valores nas refinarias. Em 14 de janeiro, a Petrobras cortou o preço em 3%. Antes disso, a gasolina não sofria um reajuste desde 1º de dezembro. Já o diesel, essencial em um país dependente de transporte rodoviário, tinha a cotação estável desde 21 de dezembro.
Conforme o presidente da Sulpetro, João Carlos Dal’Aqua, que representa os postos de combustíveis, ainda não há como prever se essa redução chegará às bombas.
— A diminuição anterior, em 14 de janeiro, por exemplo, não mexeu no valor para o consumidor final — observa.
A redução depende, conforme Dal'Aqua, do quanto as distribuidoras vão repassar para os empresários do setor na hora da compra.
— A expectativa é de uma redução no custo do diesel de 10 centavos e da gasolina de 2 centavos, mas isso não significa que essa redução chegará às bombas. É uma redução projetada para o custo — ressalta.
Segundo ele, o ponto positivo é a sinalização da Petrobras com mais um corte no valor.
— Mas cada posto precisa fazer as suas contas. Esse período, de janeiro até o carnaval, reduz muito o consumo por combustíveis. Apenas no litoral que aumenta. Cada posto precisa fazer as contas e ver se há margem para reduções — observa.