Gigante mundial do fumo, a Philip Morris Brasil está reduzindo sua operação em Porto Alegre. Segundo a empresa, é um ajuste no Centro de Serviços do Rio Grande do Sul, que foi inaugurado na Capital em 2017.
A unidade concentra atividades de distribuição, vendas e finanças. Recebeu um investimento de R$ 3,4 milhões e, quando inaugurada, tinha 60 empregos. Ao reduzir a operação, houve demissões. A empresa não informa quantas dispensas ocorreram, mas, por meio nota, garante que não tem planos de sair de Porto Alegre. Houve também uma terceirização de parte da área de vendas.
"Nenhum serviço deixou de ser prestado em razão do ajuste na operação. Visando eficiência na gestão, a atividade de Televendas foi terceirizada para uma empresa especializada. É importante ressaltar que ajustes na operação são necessários para manter a posição competitiva no mercado frente aos desafios do setor de tabaco. A Philip Morris Brasil informa que não tem planos de sair de Porto Alegre.", diz a nota enviada para a coluna.
No Brasil, a Philip Morris emprega 2,5 mil pessoas. Não são informados quantos empregos a empresa gera atualmente no Rio Grande do Sul. Em 2017, eram 3 mil empregos no país, sendo 1,6 mil aqui no Estado.
A maior parte dos postos de trabalho da Philip Morris no Rio Grande do Sul fica em Santa Cruz do Sul, onde a multinacional mantém sua fábrica de cigarros. Em 2013, a unidade produtiva recebeu investimentos de R$ 124,5 milhões.
A Philip Morris está no Brasil desde 1973. A empresa tem o escritório central em Curitiba (PR).
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista