Imagens têm circulado pelo WhatsApp mostrando respostas sinceras - e grosseiras - do dono de um xis em Criciúma, em Santa Catarina. São tão surpreendentes, incluindo até xingamentos com palavrões, que parecem falsas, mas não são. A coluna foi conferir no aplicativo iFood, ainda mais que o nome do estabelecimento é Xis Gaúcho. Confira alguns dos "sincericídios":
Pois a coluna conversou com o dono do xis, que é gaúcho, para entender se as respostas eram uma estratégia de marketing ou não. Natural de Caxias do Sul, Nelson dos Santos está realmente indignado com as críticas e argumenta que as principais são de concorrentes da lancheria:
— Não tem nada de estratégia. Os concorrentes veem que nosso xis é mais vendido e vão tentar nos prejudicar no iFood. A gente tentou reclamar com o aplicativo, mas eles não excluíram os comentários. Então, resolvemos responder na mesma moeda — conta Nelson.
Além disso, Nelson afirma que a máxima de que "o cliente tem sempre razão" não é verdade.
— Nem sempre. Às vezes, eles vão reclamar de sacanagem. Eu prefiro perder os clientes chatos do que continuar com eles. Eles vão dar prejuízo. Não é bom para o negócio — explica o gaúcho.
Aliás, na página inicial da lancheria no aplicativo de delivery, há um aviso curioso:
"Caro Usuário SOMOS OS MELHORES NO QUE FAZEMOS...e os mais MODESTOS tb MAS...Se vc é daqueles chatos que 'não querem isso, não querem aquilo'...ou...está com pressa... POR FAVOR...passe reto pela nossa logo...tem outras centenas de empresas no aplicativo dispostas a lhe atenderem... NÃO PERCA SEU TEMPO, NEM O NOSSO, tentando fazer pedidos com exclusão de mais de 1 ingrediente, pois seu pedido será CANCELADO.. NÃO queremos estresse desnecessário vendendo prá cliente chato!" , diz o recado.
A coluna perguntou para o dono do Xis Gaúcho se isso não afasta a clientela. Ele mostrou não estar preocupado com isso:
— A empresa tem que entender que vender para cliente errado não vale a pena. Não vale o estresse. Você monta o lanche, testa, trabalhamos com ingrediente de alta qualidade, aí chega um pedido de xis coração sem nada. Sem maionese, sem mostarda. Então, vai comer arroz e feijão! Como vai comer o lanche sem molho? Vai comer outra coisa. A gente não vende mesmo. A gente não aceita e pronto. A gente cancela.
Aumentou a venda de xis
Desde o início da repercussão, o Xis Gaúcho teve um aumento de 50% nas vendas, segundo o proprietário. Apesar das repostas, Nelson dos Santos garante que há respeito com os clientes.
— Pode parecer paradoxo, mas a gente tem muito respeito pelos nossos clientes. Pelo nosso produto. Não somos intolerantes a críticas. Quem nos conhece sabe, e por isso fazemos tanto sucesso.
Aliás, ele conta que nem pode ficar muito disponível no iFood porque não consegue atender todos os pedidos. E isso mesmo cancelando aqueles que pedem exclusão de mais de um ingrediente.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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