Uma empresa do Rio Grande do Sul está chegando ao mercado para fazer o meio de campo de compra e venda de precatórios. Chamada de Expresso Precatório, ela aposta em conectar pessoas que precisam do dinheiro no curto prazo com os compradores em potencial que enxergam na dívida um possível investimento.
O precatório é o valor que a pessoa tem a receber de um governo, seja municipal, estadual e federal, ou de um órgão público. Ele resulta de uma decisão favorável em um processo judicial. O problema para o credor, na maioria dos casos, enfrenta um longo período de espera até que o pagamento seja feito.
A Expresso Precatório ressalta que, na hora da negociação, quem vende recebe o valor do precatório com um desconto que é chamado de deságio. Já quem compra espera o cronograma regular de pagamento, mas ganha o valor integral, além da correção e dos juros.
O tamanho deságio é avaliado caso a caso, dependendo do tipo de precatório. Se é uma dívida federal, o prazo de recebimento é geralmente mais curto, logo, o desconto é menor. Já no caso de um precatório estadual, o prazo de recebimento vai de médio a longo, assim, o desconto é maior.
Segundo a diretora jurídica da Expresso Precatório, Nathalia Carvalho, o preço depende também da natureza do precatório, qualidade do documento, prazo para pagamento e em qual tribunal se encontra:
— Por exemplo, o nosso Estado é um dos piores devedores. Então, o precatório estadual tem um deságio de 70% a 80%. Mas, ainda assim, é uma chance de o credor antecipar seus direitos — explicou Nathalia em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
Caso o credor opte por fazer a venda, a Expresso Precatório garante o pagamento em um prazo de 2 a 5 dias, contados do fechamento do negócio. O período varia conforme o envio da documentação necessária. Ao fazer a mediação, a empresa cobra um percentual dentro do valor descontado, o que ocorre somente quando a operação é efetivada. O contato é pelo e-mail expressoprecatorio@gmail.com ou pelo telefone (51) 3237-5090.
Saiba mais, no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista