Em dados preliminares de vendas enviados para a coluna, o Shopping Total informa que contabilizou 17,5% em aumento no faturamento nos dez dias corridos após o primeiro sábado de dezembro, na comparação com o mesmo período do ano passado. O número de clientes, no entanto, cresceu 3%.
Ou seja, o consumidor está gastanto mais. E bem mais, observa a gerente de marketing, Sílvia Rachewsky. O gasto por cliente, chamado de tíqueto médio, aumentou 15%.
— Estamos com a campanha de troca de notas e o tíquete médio por cliente está em acima de R$ 800. Por nota fiscal, fica em torno de R$ 260 e crescendo em relação a 2018 — detalha a executiva.
Como vocês sabem, a coluna nem gosta tanto de ficar jogando números sem parar nos textos, mas estes estão fáceis de compreender e está aberta a exceção. Aliás, falando nisso, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) está começando a divulgar a sua projeção de vendas para o Natal. Para o Rio Grande do Sul, o economista-chefe, Oscar Frank, projeta de 3% a 4% de crescimento de vendas, ou seja, já acima da inflação. Confirmado isso, o faturamento ficar entre R$ 4,4 bilhões e R$ 4,5 bilhões.
Afunilando a projeção, a CDL espera que as lojas da Região Metropolitana vendam entre R$ 2,06 bilhões a R$ 2,08 bilhões. Agora, ao fechar o foco em Porto Alegre apenas, a estimativa é de um faturamento entre R$ 779 milhões e R$ 786 milhões.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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