Está saindo do forno mais uma pesquisa projetando as vendas de Natal. Desta vez é da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), encomendada da Vitamina Pesquisas. Veja abaixo alguns destaques que foram antecipados para a coluna. A pesquisa na íntegra será disponibilizada nos próximos dias:
- 4,5 será o número médio total de presentes
- 4,2 será o número médio total de presenteados
Ou seja: "É o Natal de um presente por presenteado", destaca a CDL Porto Alegre. As roupas, como sempre, lideram a intenção de compra. São citadas por 74% dos consumidores. São seguidas pelos brinquedos, também já tradicionais no ranking.
O gasto total médio será de R$ 412 na Capital. Ou seja, serão R$ 92 por presente. Homens gastarão mais do que as mulheres, conforme os entrevistados.
Agora, os dados mais curiosos:
- 52% costumam sair indecisos para comprar presentes e resolvem na hora. Os homens formam a maioria dos indecisos
- 56% compra a maioria dos presentes para demonstrar afeto. Apenas 7% consideram uma obrigação
- 24% escolheram fazer amigo secreto para diminuir a quantidade de presentes
Ainda entre os diferenciais da pesquisa da CDL com a Vitamina, os entrevistados também provocados a escolher entre duas opções conforme as situações expostas abaixo:
Você está em uma loja e precisa optar entre:
- Comprar o que tem mais a ver com cada presenteado, mesmo que isso signifique circular por várias lojas: 81% (maioria mulheres)
- Resolver toda a sua lista de presentes no mesmo lugar, para otimizar o seu tempo, mesmo que nem todas as opções sejam o que você pensou para o presentado: 19% (maioria homens)
Você está em um shopping e precisa optar entre:
- Comprar em shoppings ou localidades diferentes, de acordo com o que planejou para cada presente, e abrir mão de ganhar um brinde do valor total gasto: 80%
- Comprar tudo no mesmo shopping, adaptando o que planejou para cada presente, e ganhar um brinde pelo valor total gasto: 20% (maioria homens)
Você está em uma loja e precisa optar entre:
- Comprar um presente que tem a ver com o presenteado, e abrir mão de ganhar um bônus ou brinde para usar na próxima compra 89%
- Comprar um presente que não tem tanto a ver com o presenteado, mas ganhar um bônus ou brinde para você usar em uma próxima compra: 11%
Você está em uma loja e precisa optar entre:
- Comprar um item que é um pouco mais caro que na loja ao lado, mas você gostou do atendimento 62%
- Comprar um item que é um pouco mais barato que na loja ao lado, mas você não gostou do atendimento 38%
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista