O primeiro supermercado que a rede catarinense Bistek quer abrir no Rio Grande do Sul receberá um investimento de R$ 35 milhões. O empreendimento terá quatro mil metros quadrados e espaço para mais 20 lojas. O projeto é para Torres, no Litoral Norte, conforme antecipado pela coluna ainda no sábado (7).
Segundo o prefeito de Torres, Carlos Souza (PP), o projeto terá um trâmite célere. Conta que a ideia é inaugurar o complexo até outubro de 2020. A previsão é gerar 350 empregos diretos e mais de 150 indiretos somente neste primeiro supermercado. Souza diz que a Bistek escolher Torres como uma porta de acesso para entrar no Rio Grande do Sul.
— Segundo eles, é porque somos uma cidade turística. O projeto foi protocolado na semana passada e agora a Bistek conduzirá o licenciamento ambiental e a parte arquitetônica — contextualiza o prefeito.
Da Licenciar Consultoria Ambiental, que está cuidando do projeto, o biólogo Gustavo Canella conta que o processo para as autorizações ambientais já começou na última sexta-feira (6). Neste momento, são feitos estudos para a solicitação da licença prévia. Chamada de LP, ela estipula as condicionantes e eventuais restrições para que o projeto possa ser executado.
— Após a emissão,imediatamente ingressaremos com o pedido de licença de instalação, que autoriza início de obras. Levando em consideração a atenção dada pelo prefeito e pela equipe técnica do município, estamos confiantes de que teremos o documento em até 90 dias — projeta Canella.
Em nota, a Bistek confirmou a operação de Torres e disse que "a decisão faz parte da estratégia da empresa de identificar boas oportunidades de negócios na região Sul. As tratativas ainda estão em andamento e, logo que concluídas, serão comunicadas ao mercado." Fundada há 40 anos, a empresa tem 19 operações em Santa Catarina.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista