Após setembro ter registrado uma alta sobre agosto, que foi o segundo pior mês do ano, a economia do Rio Grande do Sul voltou a cair em outubro. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central - IBCRRS do mês recuou 0,03% sobre setembro, já feito o ajuste sazonal pela autoridade monetária. Na média nacional, o IBC-Br avançou 0,17% na comparação.
Os dados do IBGE já antecipavam o resultado. A indústria gaúcha cortou a produção em 0,2% no mês, após as fábricas de móveis terem sustentado o crescimento de setembro. O varejo vendeu 0,5% menos, mas tende a trazer um bom resultado em novembro, que teve a Black Friday.
O setor de serviços foi um destaque positivo. Mesmo que sobre uma base baixa, o crescimento foi de 1,5% e evitou que a queda da economia fosse ainda mais intensa.
Em relação ao ano passado, o indicador aponta um pequeno avanço. Na comparação com outubro de 2018, a economia do Rio Grande do Sul cresceu 0,02%.
Lembrando o terceiro trimestre
Após um primeiro semestre com crescimento significativo, a economia gaúcha claramente perdeu fôlego na segunda metade do ano. Isso apareceu tanto no (IBCRRS), que encolheu 1,1%, quanto no PIB do Rio Grande do Sul, que recuou 0,5% em relação ao segundo trimestre de 2019.
PIB do Rio Grande do Sul
3º trimestre / 2º trimestre: -0,5%
O que recuou: agropecuária e indústria
O que avançou: serviços
Acumulado de 12 meses até setembro:
RS +3,1%
Brasil +1%
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia aqui outras notícias da colunista