A rede de farmácias São João fez sua primeira entrega de medicamento com drone para um consumidor, mas foi em caráter experimental. O teste foi realizado em parceria com a empresa FlyTech Delivery e o Grupo Maiora, distribuidor de medicamentos. O remédio saiu de uma loja que a São João tem em Passo Fundo, cidade onde fica a sede da empresa. Drone é como têm sido chamadas as aeronaves não tripuladas.
O aposentado Nadir Bortolini, de 71 anos, comprou um antigripal. O percurso do drone até a casa do cliente e o retorno à base durou cerca de três minutos. A entrega foi acompanhada em tempo real por um aplicativo. O drone largou o pacote em cima de um sinalizador que lembra um tapete.
Com mais de 700 lojas na região Sul, a rede estuda implementar a operação em larga escala em até dois anos, diz o presidente, Pedro Brair. Uma das dificuldades para atingir a meta, porém, é a falta de regulamentação sobre o serviço.
O equipamento já vem com GPS e sensores que impedem colisões, conta o fundador da FlyTech Delivery, Fernando Lusa. Ele acrescenta que a empresa já está em contato com os órgãos de regulamentação para implementação do serviço.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista