Com sede em Nova Petrópolis, a Cooperativa Piá está passando por um processo de reestruturação. A informação de demissões preocupou empresários no município na manhã desta quarta-feira (25). Mas, segundo a empresa, foram 62 funcionários dispensados nas últimas semanas. Houve redução de estruturas, segundo disse a empresa para a coluna Acerto de Contas, enfatizando que a Piá tem 1,1 mil funcionários atualmente. As dispensas ocorreram em áreas administrativas e de produção, onde aumentou a automatização.
Por outro lado, a Cooperativa Piá segue com investimentos. Inaugurou recentemente um centro de distribuição em Curitiba (PR) e, para o primeiro semestre de 2020, projeta a abertura de outro na região metropolitana de Florianópolis (SC). Ao longo de 2019, lançou 35 novos produtos.
— Já temos um aumento de até 9% no número de clientes no Paraná, onde o centro de distribuição permite que a empresa entregue o produto no dia seguinte. O outro posto em Santa Catarina servirá para ampliar o alcance em toda a região Sul, já que o mercado gaúcho está bem atendido — disse o gerente de marketing da Piá, Tiago Haugg.
A cooperativa tem mais de 50 anos. No comunicado enviado à coluna, enfatizou que, de 2011 até 2018, realizou um aporte financeiro de R$ 85 milhões na ampliação e modernização do maquinário da unidade de processamento de leite localizada em Nova Petrópolis. A Piá tem ainda uma unidade de processamento de frutas, dois centros de distribuição no Rio Grande do Sul, um posto de resfriamento do leite, além de uma rede de supermercados e agropecuárias com 16 lojas.
Há exatamente um ano, em setembro de 2018, a Cooperativa Piá fechou sua fábrica de ração em Nova Petrópolis. Na época, informou para a coluna que a decisão atendia exigência do Ministério da Agricultura. O órgão disse que a unidade deveria ser retirada de dentro do complexo industrial da empresa no município, para que sejam fabricados apenas alimentos no local. Relembre: Piá fecha fábrica de rações na serra gaúcha
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra nas redes sociais
Leia mais notícias da colunista
Atenção: em breve, você só poderá acessar o site e o aplicativo GaúchaZH usando o seu e-mail cadastrado ou via Facebook. O nome de usuário não estará mais disponível. Acesse gauchazh.com/acesso e saiba mais.