Em novembro do ano passado, a coluna Acerto de Contas noticiou o projeto que inclui um hotel e um museu inspirados no cacau e que seria construído em Canela, na serra gaúcha. Na ocasião, o diretor da 4 Building, Leandro Senna, e o arquiteto Enio Vivian, do escritório Estúdio Arquitetura, disseram que as obras do Der Kakao começariam ainda no primeiro semestre de 2019 e a inauguração ocorreria em 2020. Só que a construção não começou e a coluna monitora os investimentos que noticia. Então, foi buscar a atualização com os empreendedores que anunciaram o investimento.
Senna disse que o projeto foi adiado porque foi transferido para outro terreno, também em Canela. Garantiu que não houve problemas com o local anterior, mas que surgiu a ideia de fazer um complexo maior, o que exigiu a transferência. A informação do diretor da 4 Building agora é que a obras comecem em 2020 e a entrega do empreendimento ocorra em 2022.
— O empreendimento ainda está inserido na cidade de Canela, porém ocupando uma área cinco vezes maior e em localização super exclusiva. Vai permitir quartos mais espaçosos e uma atração internacional de água, som e luz. Haverá espaço para crianças com fazendas de cacau e piscina com borda infinita. O lançamento está previsto para o evento Sonho de Natal, em Canela — acrescenta o executivo.
Já o arquiteto Enio Vivian informou que recebeu o pagamento pelo projeto e que está trabalhando na implantação no novo local. No entanto, segundo ele, o novo local é dez vezes maior:
— Concluímos e aprovamos na prefeitura. Os empreendedores tiveram algum problema com o terreno e trocaram para um dez vezes maior. Estamos, agora, trabalhando na implantação do hotel neste novo terreno.
Questionado, Leandro Senna diz que os números seguem os mesmos. O investimento informado no ano passado era de R$ 45 milhões com geração de 400 empregos diretos e indiretos.