Quadro Santa Maria de Negócios, no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Com Eduardo Tesch.
Após a febre dos grupos de WhatsApp, Porto Alegre terá em breve um aplicativo que permite ao usuário consultar e compartilhar a localização de um ônibus em tempo real. Lançado em março em Santa Maria, o Buzee deve chegar à Capital ainda em julho.
O aplicativo é de uma startup incubada na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Fruto de um trabalho de conclusão de curso, já opera com informações de 60 linhas de Santa Maria e contabiliza mais de 1 mil downloads. O sistema é colaborativo e depende que os usuários alimentem a plataforma com informações.
Os três sócios da empresa decidiram entrar em Porto Alegre após reportagem publicada em maio em GaúchaZH sobre o compartilhamento da localização de ônibus em grupos de WhatsApp. A expectativa é que, até o final do mês, o aplicativo disponibilize a localização da maior parte das linhas de ônibus da Capital, sempre contando com as informações dos passageiros.
— As pessoas se organizaram "organicamente" em Porto Alegre pelo WhatsApp. Se entregarmos um serviço que estão esperando em uma plataforma para isso, vai dar certo — projeta o diretor do Buzee, Thales Kenne.
Além de compartilhar a localização em tempo real pelo aplicativo, é possível avisar a outros usuários que o ônibus está lotado, por exemplo. Kenne ainda destaca que outros serviços estão sendo estudados, como a integração em tempo real com a polícia para que o usuário possa notificar as autoridades sobre problemas.
– Como engenheiros, temos um conceito de programação, mas nada avançado. É mais voltado para indústria. Depois de tentarmos vários programadores, chegou uma hora que falamos “chega”. Vamos sentar e aprender — diz Kenne, contando que, sem dinheiro para contratar um programador, os próprios sócios desenvolveram a tecnologia.
Ouça aqui o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
E também o programa Santa Maria de Negócios: