Enquanto o sistema de localização por GPS ainda está em testes nos ônibus de Porto Alegre, mesmo prometido para o fim do ano passado, alguns usuários do transporte público resolveram dar seu jeito: eles mesmos criaram grupos no WhatsApp em que compartilham a localização dos coletivos e avisam aos colegas de percurso sobre a direção e a lotação dos carros.
O fenômeno começou na última terça-feira (28), quando o carioca Felipe Fagundes fez um post no Twitter relatando, com surpresa, que uma colega de quarto participava de um grupo assim. O comentário viralizou nas mídias sociais e a ideia foi adotada em Porto Alegre. Em dois dias, pelo menos 35 grupos foram criados para facilitar a vida dos passageiros de ônibus.
Para informar outros usuários sobre a rota do veículo, os participantes costumam enviar a localização em tempo real para o grupo. O serviço, que tem duração de 15 minutos, mostra se o coletivo trafega em direção ao bairro ou ao Centro. Com essas informações, é possível saber onde o ônibus está e calcular o tempo para chegar à parada a tempo de embarcar, sem ficar esperando a esmo.
— Como começou há pouco e ainda entram muitas pessoas no grupo, não dá para dizer se ajudou, mas aos poucos estamos querendo fazer isso — conta o assistente administrativo Fabio Soares Gomes, 23 anos, criador do grupo da linha 186-Liberal. Segundo ele, além de facilitar a rotina no ônibus, "como em todo grupo de pessoas, amizades podem ser construídas" nas comunidades virtuais.
Formados essencialmente por jovens, os grupos chegam a ter mais de 200 membros, como no caso do 375-Agronomia.
— Vi o post no Twitter, coloquei a ideia nos "stories" do Instagram e o pessoal começou a mandar o número. Depois o link de acesso caiu em um grupo do Facebook e hoje à tarde já estava quase lotando — conta Valéria Soldera Girelli, 22 anos, estudante de Ciências da Computação que administra o fórum.
Segundo ela, o grupo deve ser utilizado apenas para o compartilhamento de informações sobre a linha:
— Já tem três cobradores participando e nós estamos tentando manter o grupo com esse foco, para facilitar a vida do pessoal— explica.
No grupo dos ônibus 343 e D43, que fazem o trajeto do Centro Histórico até o Campus do Vale, da UFRGS, a reportagem sequer conseguiu entrar, pois o número limite de 257 participantes já havia sido atingido.
Alguns grupos, como o da linha 286-Barra Shopping/UFRGS, são utilizados essencialmente para indicar a localização aos usuários. "O barra atrasou (como sempre)? Ou existe algo trancando a estrada? Avise o pessoal! Vamos se ajudar, porque depender desse ônibus é triste...", diz a descrição da comunidade.
Porém, em outros, as conversas relembram assaltos que já ocorreram nos ônibus, citam motoristas conhecidos e falam de particularidades dos veículos utilizados. No grupo compartilhado por duas linhas transversais, o "T7/T1 Linhas", conversas bem menos sérias - e publicáveis - são mantidas pelos participantes. Selfies, figurinhas e até cantadas fazem parte da rotina.
Ônibus devem ganhar GPS ainda neste ano
Procurada por GaúchaZH, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirmou que assinou um termo com a Carris e com a Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), que representa as concessionárias de ônibus, para disponibilizar, ainda no terceiro trimestre de 2019, a instalação dos GPS em toda frota. O atraso, segundo a estatal, ocorreu por conta de "alguns problemas técnicos", que já foram solucionados.
Um decreto editado em 2017 pela prefeitura estipulava 31 de dezembro do ano passado como data limite para a implantação do sistema de GPS, mas os testes começaram somente neste ano.
"Desde o fim do prazo do decreto, 31 de dezembro, foram feitas a intensão e aplicação de penalidade por descumprimento do mesmo. O processo de penalização ainda não foi concluído, com aplicação das multas.", comunicou a EPTC.