Quadro Santa Maria de Negócios, no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Com Eduardo Tesch.
Instalado em um local histórico de Santa Maria, junto à Gare da Viação Férrea, o Mercado Público se prepara para inaugurar o segundo andar até o final de junho. Apesar do nome, o empreendimento é uma iniciativa privada e o novo espaço terá cerca 800 metros quadrados.
O aumento da área permitirá a instalação de mais 14 bancas para a venda de produtos. Dez, no entanto, já foram até comercializadas. A previsão da direção é que 30 empregos diretos e outros 60 indiretos sejam criados.
Quando o prédio histórico de Santa Maria foi reativado para abrir o Mercado Público, em 2018, o investimento foi de R$ 2 milhões. Os empreendedores, no entanto, não querem divulgar o aporte financeiro feito agora na expansão.
O espaço foi construído em 1906, dentro da Estação Férrea da cidade, que era um dos principais pontos de intersecção entre as linhas de trem do Rio Grande do Sul. Com a necessidade de ter um ponto para estocar alimentos para os funcionários que chegavam à cidade, o prédio foi construído e servia como uma espécie de mercado da época.
A revitalização e inauguração do primeiro andar aconteceu em junho do ano passado e, atualmente, conta com cinco bancas e dois restaurantes em funcionamento, que empregam 28 pessoas. No local, ainda há pedras originais do prédio, que, mesmo com a revitalização, foram mantidas.
A expectativa da direção é que a inauguração do terceiro andar, de 400 metros quadrados, seja ainda neste ano. Diferentemente dos demais, o espaço será destinado a escritórios, startups e locais de coworking.
Ouça aqui o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).