Quadro Santa Maria de Negócios, no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Com Eduardo Tesch.
A partir desta segunda-feira (22), os porto-alegrenses terão uma nova ferrramenta para compartilhar a localização de um ônibus: o Buzee. O app é um sistema colaborativo em que usuários podem avisar os outros onde determinado ônibus está em tempo real. E consultar a informação, claro. A ideia de vir para Porto Alegre já tinha sido noticiada pela coluna Acerto de Contas e agora foi marcada a data de início.
Funcionando em mais de 60 linhas em Santa Maria, o app está disponível na Google Play e conta com mais de 1,5 mil downloads. Ele estará disponível em todas as linhas de Porto Alegre, porém o sistema é colaborativo e depende que os usuários compartilhem sua localização para alimentar a plataforma.
— Estamos preparando uma última atualização, mas já está pronto – afirma o diretor do Buzee, Thales Kenne.
Com mais dois sócios, a empresa decidiu entrar em Porto Alegre após reportagem publicada em GaúchaZH sobre o compartilhamento da localização de ônibus em tempo real pelo WhatsApp. Incubada na Universidade Federal e Santa Maria (UFSM) e fruto de um trabalho de conclusão e curso, os sócios tiveram convicção de que era a hora de implementar a ideia em Porto Alegre.
— As pessoas em Porto Alegre tomaram a iniciativa de resolver o problema. A partir do momento em que existe um problema e a pessoa quer solucionar, no momento em aparece alguém com uma solução, ela aceita – explica Kenne.
Além de compartilhar a localização em tempo real pelo aplicativo, é possível avisar outros usuários que um ônibus está lotado por meio de um botão antes de ele chegar na parada. A empresa prepara para esta segunda-feira o lançamento de um fórum colaborativo entre os usuários, em que será possível que alguém explique por que um ônibus está demorando mais do que o normal, por exemplo. A ideia é que o fórum seja mediado pelas próprias pessoas, com postagens menos curtidas sendo apagadas automaticamente.