Quadro Santa Maria de Negócios, no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Com Amanda Boeira.
Os últimos dois anos foram de crescimento no ramo dos negócios para o município de Santiago. Isso porque, entre o fim de 2016 e o começo de 2019, o número de empresas na cidade subiu em 40%.
A quantidade de negócios passou de 3,7 mil, em dezembro de 2016, para cerca de 5,2 mil em abril deste ano. Ou seja, são praticamente 1,5 mil novas empresas. Conforme o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Santiago, Sadi Gioda, metade deste aumento vem do registro de Microempreendedores Individuais (MEI), como prestadores de serviços.
A prefeitura, segundo Gioda, trabalha para apoiar o movimento, com eventos voltados para o empreendedorismo. Também oferece setores especializados em auxiliar quem quiser abrir seu próprio negócio. Além disso, o município também tem feito contato com empresas de fora, para mostrar os avanços na economia e, assim, trazer mais empreendimentos para a cidade.
Ainda em fase de obras, o município deve contar a partir do ano que vem com um novo centro comercial, o Shopping Damian. Conforme Gioda antecipou para o programa Acerto de Contas, também há previsão de aumentar o distrito industrial da cidade.
Chineses
Um grupo de 50 chineses virá a Santiago, no Rio Grande do Sul, conforme já noticiado pelo quadro Santa Maria de Negócios. A comitiva analisa a possibilidade de fazer investimentos no local. Empresários e políticos da cidade estiveram na China em 2018 para estreitar os laços entre os dois países. Conforme o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santiago, Ricardo Damian, são projetos envolvendo ração e carne, segmentos de interesse desse grupo de empresários chineses. A expectativa é que o encontro de maio já resulte em contratos firmados e prazos para início de investimentos.
Ouça aqui todos os programas Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):