A Havan confirmou que construirá a loja de Santa Maria, após meses de negociação. A decisão foi tomada após o sindicato dos comerciários do município aprovar em assembleia a proposta de que as lojas da cidade possam abrir em 10 feriados com trabalhadores. Ela já tinha sido aprovada pelo Sindicato dos Lojistas de Santa Maria. Com isso, as lojas poderão definir se abrem com trabalhadores nas datas.
Entre as contrapartidas definidas pelos comerciários, está o pagamento de R$ 80 por feriado trabalhado e a folga de reposição. Também foi solicitada pela categoria a reposição salarial de 1 ponto percentual acima da inflação. Além disso, ficou definido que as lojas não poderão abrir nos feriados de Páscoa, Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo.
Diretor da Havan, Nilton Hang explicou para a coluna Acerto de Contas quais serão os próximos passos:
— Estamos agora dando entrada com os projetos na prefeitura e nos demais órgãos públicos. Assim que obtivermos o alvará de construção, inauguramos em até 120 dias.
Em Santa Maria, a Havan negociou a locação de um espaço vazio do terreno do Lar das Vovozinhas, que atende cerca de 200 idosas. Enquanto isso, as obras seguem na loja de Caxias do Sul. Também foi assinado contrato para uma loja em Viamão e que seria a primeira da Região Metropolitana de Porto Alegre. Pelotas e Ijuí também estão acertadas como cidades que receberão lojas da rede de Santa Catarina.
Em Santa Cruz do Sul, a negociação está em compasso de espera. A Havan espera uma resposta do sindicato dos comerciários para a próxima segunda-feira (25).
Cada loja da Havan no Rio Grande do Sul recebe investimento aproximado de R$ 30 milhões. A geração de empregos estimada varia de 120 a 160 postos de trabalho. A operação de Passo Fundo atingiu o número máximo de vagas.