O Sindicato dos Comerciários de Santa Maria aprovou, em assembleia nesta quarta e quinta-feira (21), a proposta de que as lojas da cidade possam abrir em 10 feriados com trabalhadores. A proposta veio do sindicato dos lojistas, e foi aprovada na última segunda-feira. Com isso, as lojas poderão definir se abrem com trabalhadores nas datas.
Entre as contrapartidas definidas pelos comerciários, está o pagamento de R$ 80 por feriado trabalhado, a folga de reposição - e pagamento dobrado em caso de não tiver a folga, o acionamento de cada funcionário em, no máximo, cinco feriados – eles não poderão ser subsequentes. Também foi solicitada pela categoria a reposição salarial de 1 ponto percentual acima da inflação. As lojas não poderão abrir os feriados de Páscoa, Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo.
Agora, é preciso atualizar a convenção coletiva. A medida passa a valer no momento em que receber todas as assinaturas. A expectativa é de que as lojas já tenham a possibilidade de acionar os trabalhadores no feriado de Sexta-feira Santa, em 19 de abril. A convenção vale até março do ano que vem.
Conforme o Presidente do Sindicato dos Comerciários, Rogério Reis, a discussão sobre jornada de trabalho da categoria é polêmica, e se discute com frequência na cidade. Ele afirma que a condição imposta pelas lojas Havan para se instalar na cidade – de que houvesse a possibilidade de abertura da loja aos feriados - fez com que a discussão voltasse à tona. Porém, não é única: os shoppings da cidade também eram principais interessados na abertura do comércio aos feriados.
O presidente do Sindilojas, Ademir da Costa, disse que já era esperada a aprovação. Ele afirma que os benefícios que o funcionário terá para trabalhar nos feriados é positivo:
— A dificuldade era que os lojistas aceitassem, porque são muitas vantagens para o trabalhador. Mas quando eles aceitaram, a gente esperava que os comerciários também aprovassem. Com isso, Santa Maria passa a ser uma das cidades com a maior liberdade para o lojista empreender.
A assessoria das lojas Havan aguarda ser comunicada formalmente da aprovação da proposta para seguir com as discussões da abertura da loja em Santa Maria. A loja catarinense tinha como exigência a abertura em, pelo menos, 10 feriados para poder se instalar na cidade. Mas as discussões já estavam avançadas. O local previsto para o empreendimento é um terreno do Lar das Vovozinhas, na Avenida Helvio Basso.
Em entrevista à Rádio Gaúcha no mês de janeiro, o empresário Luciano Hang disse que o terreno já “está fechado” para a vinda da empresa para Santa Maria. O valor do local será R$ 720 mil, pagos ao Lar de forma adiantada, por um período de dois anos.