A decisão dos comerciários de Santa Maria sobre a proposta de trabalhar em 10 feriados só deve sair nesta quinta-feira (21). A assembleia da categoria começa na noite desta quarta-feira (20), mas deve seguir amanhã com os trabalhadores dos shoppings. A confirmação é do presidente do Sindicato dos Comerciários, Rogério Reis. Ele afirma que não há uma previsão de qual resultado saíra da assembleia, pois a categoria está dividida.
O tema dos horários de trabalho dos comerciários em Santa Maria é polêmico, segundo Reis. Ele afirma que a condição imposta pelas lojas Havan para se instalar na cidade somente se houvesse a possibilidade de abertura da loja aos feriados, fez com que a discussão voltasse à tona. Porém, Reis acredita que isso não deve influenciar na resposta dos comerciários à proposta dos lojistas.
A reunião começa na noite desta quarta-feira, às 19h30min. Porém, como os funcionários dos shoppings não poderiam estar presentes, foi acordado que eles terão uma sequência da assembleia a partir das 8h30min de quinta-feira. Depois que todos os comerciários forem ouvidos, a questão deve ser definida.
Na segunda-feira (18), o Sindilojas de Santa Maria decidiu que a abertura do comércio deve ser facultativa nos feriados. A mudança é uma exigência para a vinda das Lojas Havan, rede Catarinense que pretende se instalar na cidade.
Se for aprovada, a proposta vale até março do ano que vem. O comércio poderá abrir em 10 dos 14 feriados previstos no ano. As lojas só não poderão abrir na Páscoa, Dia do Trabalho, Natal e Ano Novo.