A direção da Havan tirou a semana para acelerar o fechamento de negócios no Rio Grande do Sul. Na segunda-feira (13), confirmou uma loja em Rio Grande. Nessa terça-feira (14), acertou o aluguel de um terreno do Jockey Club de Pelotas para construir um "power center", igual ao que inaugurou em Passo Fundo em dezembro.
Também foi assinado o contrato de compra do terreno em Viamão, que fica ao lado do Maxxi Atacado e na frente do Tecnopuc, na RS-040. Haverá uma praça de alimentação na loja, que é uma reclamação antiga de quem trabalha na região. Será a primeira loja da Havan na Região Metropolitana de Porto Alegre, conforme tinha antecipado a coluna Acerto de Contas. O presidente da empresa, Luciano Hang, avisa que Canoas também está no radar para breve. Provalmente, fique em um terreno próximo do ParkShoppingCanoas.
Nesta quarta-feira, a direção está na Região das Hortênsias. Hang está olhando terrenos em Gramado e Canela, mas já confirma que construirá uma loja em uma das duas cidades. O empresário conta que há alguns anos tentou abrir uma loja em Gramado, mas não teve autorização para colocar a escultura da Estátua da Liberdade.
— Agora, está diferente. A legislação mudou e está tudo certo — comentou o empresário.
A loja de Caxias do Sul será inaugurada em 17 de abril. A empresa está selecionando os 150 trabalhadores para a unidade, que será a segunda da rede de Santa Catarina no Rio Grande do Sul.
De confirmadas, há ainda Ijuí. Em Santa Maria, a negociação está bem encaminhada. O Sindicato dos Lojistas e o Sindicato dos Comerciários irão submeter em breve a proposta da empresa para votação, mas já um acordo prévio sobre a abertura em feriados. No caso de Santa Cruz do Sul, ainda precisa andar mais a flexibilidade de abertura das lojas e valeria apenas para a Havan, não sendo ampliada para as demais lojas.
E Porto Alegre?
Leitores perguntam diariamente sobre os planos da Havan para lojas em Porto Alegre. Luciano Hang disse que visitou diversos terrenos na Capital nesta semana. Há ainda a possibilidade de construção em um espaço que a empresa já tem há anos na Avenida Assis Brasil, mas a viabilidade ainda é analisada. Portanto, nada confirmado ainda.